Fale com a Cultura em Movimento

ENTRE, PUXE UMA CADEIRA E SENTE -SE! VAMO PROSIÁ UM MUCADIM!




Fale com a Cultura em Movimento




sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Secult promove o 10º ENCONTRO DE FOLIAS DE REIS EM GOIÂNIA

SEGUIMOS NOSSA ESTRELA GUIA -




A Estrela de Belém é o tema do 10° Encontro de Folias de Reis em Goiânia, promovido pela Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secult, no Domingo, dia 30 de Janeiro de 2011, na Matriz de Campinas.

A partir das 6h, inicia a programação que reunirá aproximadamente mil e 200 foliões, de 46 grupos de folia de Goiânia e do interior de Goiás. Da capital, estarão representados 23 setores, entre eles Novo Horizonte, Nova Vila, Santos Dummont, Jardim Primavera e Jardim Aroeiras.

Também vão participar foliões de 23 cidades goianas, como Petrolina de Goiás, Cidade de Goiás, Itaguari de Goiás, Jaraguá, Rialma, Caldas Novas, Nerópolis e Itaguaru. A longa lista de integrantes inclui crianças, adolescentes, adultos e idosos que se reunirão a partir das quatro da matina.

A emocionante Missa dos Foliões, com participação dos grupos nos cânticos, será às 7h. Às 8h, haverá abertura oficial e início das apresentações. Ao meio-dia será servido o almoço tradicional e os desfiles prosseguem às 13h30. Às 18h, a programação encerra com um show de músicos convidados.

Em 2011, a madrinha do Encontro de Folias é a pesquisadora Yara Moreira, Doutora em Artes pela USP e ex professora do Instituto de Artes da UFG. Segundo o professor Jadir Pessoa, membro da Comissão Goiana de Folclore e colaborador do evento - ao lado de Bariani Ortêncio e Fátima Paraguassu - esta manifestação da cultura popular deve muito à homenageada por seu empenho em torná-la objeto de estudo no campo acadêmico.

Além da importante discografia, Yara Moreyra publicou dois estudos sobre folias de reis goianas, que também se tornaram referência obrigatória: De folias, de reis e de folias de reis. Revista Goiana de Artes, Vol. 4, nº 2, dez. de 1983 e a Música nas folias de reis “mineiras” de Goiás. Revista Goiana de Artes, Vol. 4, nº 2, dez. de 1983.

Jadir Pessoa, em seu texto de apresentação, observa que a viagem dos Reis Magos a Belém encanta o mundo há dois mil anos. “Há muitas razões para isso, uma delas, de grande importância antropológica, é o fato de terem levado presentes a Jesus”.

Quanto à Estrela ser tema do Encontro em 2011, ele observa que os reis magos viram um sinal no céu e, de pronto, abdicaram do status social e político que os envolvia e que na era moderna esta estrela tem sido objeto de grandes disputas teóricas.

“A Teologia garante que a Estrela de Belém foi uma afirmação de fé da Comunidade de Mateus (os Magos foram guiados por Deus), e não um fenômeno natural verídico. Trata-se, portanto, de um componente da cena do Nascimento, que passou dois mil anos fustigando a curiosidade humana. Esta é a importância da Estrela Guia que procuramos atualizar, com centenas de foliões vindos de várias partes do Estado, no 10° Encontro de Folias de Reis em Goiânia. Em todas as nossas ações, alguma estrela sempre nos guia – qual é a minha estrela?”, finaliza.



10° Encontro de Folias de Reis

Com 46 grupos, de Goiânia e do interior de Goiás

Domingo, 30 de Janeiro de 2011

Matriz de Campinas

A partir das 6h

Programação:

6h Alvorada Festiva

7h Missa dos Foliões

8h Café da Manhã

9h Abertura Oficial

12h Almoço

13h30 Reinício das Apresentações

18h Show

Entrada franca



Entrevistas com Doracino Naves,

Diretor de Ação Cultural da Secult

3524 1755 ou 8102 1319





Release Nádia Timm

Nenhum comentário: